Eventos (3# CBrAVIC 2023) & Banca de TCC (4# Engenharia Mecânica)

10/12/2023 18:44

O pós-doutorando Francisco Alfaro apresentou no XLIV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC 2023) os trabalhos intitulados “Design of a vacuum chamber for film deposition by magnetron sputtering” e “Nb-doped TiO2 films for application as transparent conductive oxides“. Ambos os trabalhos receberam financiamento do CNPq. O primeiro trabalho trata-se da construção de uma câmara de vácuo para sputtering produzida em parceria com a empresa 4KSOLID e com estudantes do curso de Engenharia Mecânica do UniSENAI campus Jaraguá do Sul, sob orientação do pesquisador Francisco Alfaro e supervisão do professor Diego Alexandre Duarte. O projeto, tema do trabalho de conclusão de curso dos estudantes, foi defendido em dezembro de 2023 com o título “Projeto de uma câmara de vácuo para deposição de filmes finos pelo processo de magnetron sputtering“.